Objetivo do evento, realizado em Brasília, foi destacar e promover a necessidade de preservação desse modelo de desenvolvimento regional

Marcos Bento (presidente da Abraciclo) e Luiz Augusto Rocha (presidente do Conselho Superior do CIEAM) destacaram a importância e a necessidade de preservação do modelo da ZFM
Crédito das fotos: Roque Sá
Link para download: https://we.tl/t-HwI46UlPtB

Os presidentes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) receberam hoje (27 de setembro) os parlamentares dos estados da Amazônia Ocidental para um café da manhã. Realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o objetivo do evento foi promover um diálogo amplo e esclarecedor sobre a importância e necessidade de preservação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento socioeconômico da região e do Brasil.

Para isso, os executivos da Abraciclo e do CIEAM apresentaram dados alcançados pelas empresas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus). O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, mostrou um balanço dos volumes de produção do setor de Duas Rodas e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental.  “Somos responsáveis pelo maior polo de produção do segmento de Duas Rodas fora do eixo asiático. Realizamos grandes investimentos, implantamos novas tecnologias e geramos mais de 150 mil empregos diretos. Aliado a isso, colaboramos para a manutenção da floresta”, afirma o presidente da Abraciclo. “Somos importantes para o Amazonas e para o Brasil”, enfatiza.

“Este encontro em Brasília com a Bancada Parlamentar da Amazônia Ocidental é mais uma ação do CIEAM e da Abraciclo, com o objetivo de seguir fortalecendo o relacionamento com a classe política, com o reconhecimento de sua grande importância na discussão das pautas de interesse da indústria e da sociedade da Amazônia, na construção de um ambiente de colaboração estreita entre os Estados amazônicos e o governo federal. Este diálogo contínuo é essencial para enfrentar os desafios e oportunidades que a Amazônia apresenta, abordando temáticas e estratégias conjuntas que promovam a competitividade e o desenvolvimento sustentável da nossa região”, destaca o presidente do Conselho Superior do CIEAM, empresário Luiz Augusto Rocha.

Com 47 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa da competitividade do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,3 mil empregos diretos em Manaus/AM.

Sobre o CIEAM

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus, que geram mais de 500 mil empregos, diretos e indiretos, e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Em 2021, movimentou cerca de R$ 158 bilhões.

Contatos para a Imprensa:

Analuiza Tamura
analuiza.tamura@sdpress.com.br