Iniciativa envolve a circulação de um triciclo-oficina operado pelo Instituto Ciclo BR para realizar gratuitamente reparos dos principais itens das bicicletas

Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO realiza desde 19/09 ações voltadas aos ciclistas na cidade de São Paulo (SP) em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa envolve a circulação detriciclo-oficina operado pelo Instituto Ciclo BR, com dois mecânicos que realizam gratuitamente reparos emergenciais e check-up dos principais itens das bicicletas, como regulagens e lubrificação de correntes e freios, câmbios e conserto de câmera de ar.

 Esta ação está ocorrendo desde quarta-feira passada (19/09), na Praça do Ciclista (Av. Paulista, cruzamento com Rua da Consolação), Av. Engº Luís Carlos Berrini e ruas do bairro do Paraiso.

 Neste fim de semana, a iniciativa atenderá aos ciclistas da região do Jardim Aricanduva (sábado, 22/09) e Av. Sumaré (domingo, 23/09). Na segunda-feira (24/09) estes trabalhos acontecerão ao longo da Av. Faria Lima. Finalmente, na terça-feira (25/09), o triciclo-oficina percorrerá a Av. Eliseu de Almeida, no bairro do Butantã. Em todos os dias, a ação ocorrerá no período das 8:00 às 20:00 horas.

 De acordo com Cyro Gazola, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, esta iniciativa é oportuna devido ao uso crescente de bicicletas nas cidades e a importância dos ciclistas serem conscientizados sobre a necessidade de realizarem seus deslocamentos com segurança. “Esta conscientização começa pelo uso de uma bicicleta em condições adequadas de circulação”, diz.

 Neste sábado (22/09), a Abraciclo vai apoiar intitucionalmente o “Dia Mundial sem Carro”, juntamente com a União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

 Na ocasião será realizado um café da manhã gratuíto para ciclistas, com organização do Instituto Ciclo BR, no período das 6:00 às 10:00 horas.

 Os ciclistas podem participar do café em várias paradas ao longo da Rua Vergueiro, a saber: Liberdade, Vila Mariana, Ipiranga, Cursino e Sacomã.

Oficina da Mobilidade e Desafio Intermodal

 A Abraciclo também apoiará e participará de outras ações de interesse para os ciclistas na próxima semana. A primeira delas será a Oficina na Semana da Mobilidade (Semmob), organizada pelo Instituto Ciclo BR e tendo como tema “Potencializando o uso da bicicleta nas cidades brasileiras”, que acontecerá na terça-feira (25/09), das 14:00 às 18:00 horas, na sede da entidade, em São Paulo (SP). A Abraciclo estará presente como convidada a este evento reservado de debates.

 A outra ação, esta apoiada institucionalmente pela Abraciclo, será o “Desafio Intermodal”, que neste ano está programado para quinta-feira (27/09), com saída às 18:00 horas da Praça General Gentil Falcão, altura do nº 670 da Av. Luís Carlos Berrini, bairro de Cidade Monções, na Zona Sul de São Paulo (SP).

 O desafio envolve os modais bicicleta, e-bike, patinete, skate, motocicleta, transporte público (ônibus, metrô e trem), táxis, veículos de aplicativos e automóvel, entre outros, com o objetivo de cumprir a distância da Praça General Gentil Falcão até a Prefeitura Municipal de São Paulo, no centro da cidade, em menor tempo possível, porém respeitando as regras e normas de trânsito.

 No ano passado, a bicicleta foi a vencedora com o tempo de percurso de 17 minutos e 54 segundos, conduzida por Marcelo Florentino Soares, conhecido no ciclismo nacional como “Mixirica”.

Perfil do ciclista

 A atualização do perfil do ciclista brasileiro – e de países vizinhos – está presente na 2ª edição da Pesquisa Transporte Ativo, institulada Perfil do Ciclista 2018 e realizada entre setembro de 2017 e abril do presente ano pela ONG Transporte Ativo, envolvendo 7.664 ciclistas de 25 cidades brasileiras, três da Argentina e quatro da Colômbia. Especificamente no Brasil, a pesquisa revela que 82,5% dos ciclistas pedalam cinco ou mais dias por semana, 59% usam a bicicleta como meio de transporte há mais de cinco anos e 55% levam entre 10 e 30 minutos nos deslocamentos urbanos. Quanto ao perfil socioeconômico, 40,3% deles têm renda entre um a dois salários mínimos.

 Em item de múltipla escolha, a pesquisa mostra os quatro principais destinos nos deslocamentos urbanos dos ciclistas brasileiros, a saber: 75,8% para o trabalho, 61,9% para lazer, 55,7% para fazer compras em geral e 25,4% para ir à escola ou faculdade.

 As principais motivações para começar a utilizar a bicicleta como modo de transporte urbano são a rapidez e praticidade proporcionadas pelo veículo (38,4%), segundo o levantamento. O estudo também mostra que os dois principais problemas enfrentados pelos ciclistas nas cidades brasileiras são a segurança no trânsito (40,8%) e as condições da infraestrutura (37,9%).

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

 Com 42 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 12 mil empregos diretos no PIM.

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 26 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 880 mil unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

8º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2017.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO,
acesse o site www.abraciclo.com.br
.

SD&PRESS Consultoria

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Aline Feltrin

 aline.feltrin@sdpress.com.br

Priscila Fabi

priscila.fabi @sdpress.com.br

SETEMBRO, 2018

PortuguêsEnglishEspañol