Para a Abraciclo, entidade das fabricantes, este crescimento comprova a tendência de expansão projetada para 2018,
que pode ser revista para cima

As fábricas de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram de janeiro a maio do presente ano um total de 281.089 unidades, correspondendo a uma expansão de 10% sobre as 255.567 unidades fabricadas no mesmo período de 2017, conforme dados divulgados pela Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Para João Ludgero, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da entidade, este crescimento comprova a tendência de expansão projetada para o segmento neste ano. A expectativa inicial era de uma alta de 9% na produção total de 2018, atingindo 727 mil unidades, em comparação com o volume fabricado no ano passado, que havia ficado em 667.363 unidades.

“Apesar do cenário econômico e político instáveis, há um sólido crescimento na primeira metade do ano. Acreditamos em crescimento de um ou até dois dígitos para o ano e, portanto, pretendemos avaliar as projeções no início do segundo semestre. A procura por bicicletas de alto valor agregado, que correspondem em grande parte à produção atual de Manaus, está impulsionando positivamente o mercado”, comenta João Ludgero.

Ainda segundo dados da Abraciclo, os volumes de bicicletas produzidas no PIM foram distribuídos para a comercialização, nos primeiros cinco meses do ano, nas seguintes regiões do País: Sudeste, com 50% das unidades; Sul, 24,3%; Nordeste, 13,3%; Centro-Oeste, 7,5%; e Norte, com 4,9%.

Desempenho Mensal e Categorias

Somente em maio foram produzidas 61.020 bicicletas no PIM, o que representa uma alta de 1,4% sobre o mesmo mês do ano passado (60.195 unidades). Já na comparação com abril do presente ano (61.370 unidades) houve praticamente uma estabilidade, considerando-se que ocorreu uma variação negativa de apenas 0,6%.

Os dados divulgados pela entidade mostram também que em maio foram produzidas 34.392 bicicletas da categoria Urbana, correspondendo a uma retração de 2,3% sobre abril (35.199 unidades). Mountain Bike, MTB, contou com 26.170 unidades, aumento de 2,8% na comparação com o mês anterior (25.466 unidades). Por último, a categoria Estrada, totalizou 458 unidades, significando uma queda de 35% sobre abril (705 unidades).

Em participação, a Urbana aparece no topo do ranking, com 56,4%, seguida de MTB, com 42,9%, e Estrada, com 0,8%. Vale destacar que o segmento MTB vem crescendo principalmente porque é um tipo de bicicleta muito utilizada para o uso urbano, apesar da sua aplicação clássica como veículo off-road.

Confira a seguir as características básicas das bicicletas de cada categoria:

Urbana/Recreacional – caracterizada pelas bicicletas projetadas para mobilidade urbana ou recreação fora da terra. Para isto, oferecem maior conforto, com posição de pedalar mais confortável, amortecimento frontal ou não, pneus slick (com banda lisa) e semi-slick (banda com cravos bem baixos ou desenhos), para-lamas ou não e luzes de segurança.

Mountain Bike – bicicletas destinadas ao público adulto, geralmente com aros de 26 a 29 polegadas, quadros full-suspension e/ou amortecimento frontal. Ideais para o uso em trilhas e terrenos acidentados.

1. Estrada – bicicletas com aro de 700 milímetros, pneus estreitosslick e quadro e garfo sem amortecimento. Destinadas às modalidades de performance no asfalto.

Importação e Exportação

Segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) analisados pela Abraciclo, a importação de bicicletas em todo o território nacional totalizou 1.731 unidades em maio, queda de 61% na comparação com o mesmo mês do ano passado (4.438) e retração de 66% em relação a abril do presente ano (5.097). Na análise dos primeiros cinco meses do ano, foi registrado o volume de 38.558 unidades, o que representa recuo de 6,3% sobre o mesmo período de 2017 (41.166).

Já as exportações registraram elevação de 150,59%, sendo 634 unidades embarcadas para outros países em maio deste ano, ante 253 unidades no mesmo mês de 2017. Na comparação com abril do presente ano (269 unidades), o volume exportado em maio cresceu 135,7%. No acumulado, foram exportadas 2.982 unidades, significando um aumento de 21,7% sobre as 2.451 bicicletas embarcadas para outros países no mesmo período de 2017. Paraguai foi o principal destino das exportações, com 2.172 unidades, seguido pela Bolívia (654), México (150) e Colômbia (6 unidades).

Com 42 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais 12 mil empregos diretos no PIM.

Produção anual: mais de 880 mil unidades

(*) Dados do fechamento de 2017.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO,
acesse o site www.abraciclo.com.br.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.brfacebook.com\sdpress

ALINE FELTRIN  aline.feltrin@sdpress.com.br