No varejo, a média diária de negócios atingiu 3.184 unidades, volume 3,6% superior em relação a janeiro, que havia registrado 3.073

A produção de motocicletas em fevereiro totalizou 67.319 unidades, volume 17,5% inferior em relação a janeiro (81.646). Em comparação com o mesmo mês de 2016 (71.137), a queda na produção atingiu 5,4%, conforme levantamento divulgado pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. No acumulado do bimestre, houve leve alta de 1,3%, passando de 147.096, em 2016, para 148.965, em 2017.

As vendas no atacado – para concessionárias – chegaram a 67.922 unidades em fevereiro, correspondendo a um crescimento de 1,2% em comparação a janeiro (67.136 motocicletas). Sobre fevereiro de 2016 (73.048), houve retração de 7%. No acumulado do ano, a comercialização no atacado teve expansão de 2,4%, com 135.058, frente a 131.849 unidades.

No varejo, foram vendidas 60.495 motocicletas no mês passado, o que representa um recuo de 10,5% ante o volume de janeiro (67.596) e de 18,7% em relação a fevereiro de 2016 (74.404). Todavia, em função do feriado prolongado de Carnaval e de ser um mês mais curto, fevereiro teve três dias úteis a menos de comercialização. A média diária de vendas no mês chegou a 3.184 unidades, volume superior (3,6%) ao da média de janeiro (3.073), porém 14,4% menor em relação a fevereiro do ano passado (3.720), que teve um dia a mais de comercialização.

“O mercado de motocicletas ainda sofre com a falta de confiança do consumidor diante do contexto econômico nacional e a retração na oferta de crédito. De qualquer forma, a entidade mantém diálogo com instituições financeiras públicas a fim de buscar alternativas de financiamentos para estimular as vendas de motocicletas”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Nas operações de exportação, o segmento de motocicletas registrou uma leve evolução de 3,2%, passando das 5.769 unidades de janeiro para 5.593 motos em fevereiro. Na comparação com o mesmo mês de 2016 (5.692), as exportações cresceram 4,6%, devido principalmente à retomada de negócios com a Argentina. Nos primeiros dois meses de 2017 a comercialização para outros países teve um aumento de 29,8%.

Com 40 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram aproximadamente 14 mil empregos diretos no PIM.

Produção anual: cerca de 900 mil  unidades

de unidades**

(*) Dados do fechamento de 2016.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO,
acesse o site www.abraciclo.com.br.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Juliane Ribeiro  juliane.ribeiro@sdpress.com.br