Além do já conhecido MotoCheck-Up, que acontece em Teresina (PI), a entidade vai realizar palestras educativas para alunos do ensino médio em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, anuncia o seu apoio ao “Maio Amarelo”, movimento existente em diversos países que dedica o mês inteiro em prol da direção segura.  A proposta do movimento é estimular a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, temas que já fazem parte da pauta da Abraciclo há bastante tempo.

Junto à formalização desse apoio, a Abraciclo anuncia ainda a realização de duas ações importantes para os próximos meses, que caminham juntas aos objetivos propostos pelo “Maio Amarelo”. A primeira delas acontece em São Bernardo do Campo, SP, por meio de palestras totalmente gratuitas aos alunos do ensino médio, com o intuito de promover a conscientização dos motociclistas e ciclistas, ensinando técnicas de condução segura para esse público. As apresentações, ministradas por Wilson Yasuda, consultor de segurança da entidade, dão continuidade a um projeto piloto que teve início no ano passado, que atingiu cerca de três mil alunos, com a intenção de consolidar um diálogo mais próximo com os futuros condutores.

Já entre os dias 05 e 07 de agosto, a entidade leva o MotoCheck-Up, o maior programa gratuito de conscientização para motociclistas, a Teresina, no Piauí, localidade que registra hoje um alto índice de acidentes e irregularidades quanto ao uso de veículos de duas rodas, como a não utilização de equipamentos de segurança e até a falta do porte da carteira de habilitação.

O evento vai disponibilizar aos piauienses não apenas dicas de conscientização, mas também uma avaliação das motocicletas que passarem pelo local, com o exame gratuito das condições mecânicas de 21 itens da moto. A intenção é mostrar, na prática, como deve ser a pilotagem defensiva e o uso correto dos freios. Para completar, acontece ainda a distribuição de brindes aos participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo.

Paralelamente a essa ação, também em Teresina, a Abraciclo vai promover mini palestras sobre Segurança no Trânsito em escola públicas da cidade.

O MotoCheck-Up já foi realizado nos Estados de São Paulo (capital, Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com o apoio de órgãos governamentais e institutos.

Com 39 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em duas rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 18 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Produção anual: cerca de 1,5 milhão

Produção anual: acima de 4 milhões

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

Prêmio Abraciclo de Jornalismo: Faça Já sua Inscrição!

Já estão abertas as inscrições para a edição de 2015 do Prêmio Abraciclo de Jornalismo, que conta com cinco categorias para matérias publicadas sobre motocicletas, bicicletas e Polo Industrial de Manaus (PIM).

Neste ano, cada interessado terá a oportunidade de inscrever suas matérias, sendo três ao máximo, em três modalidades. O grupo Motocicleta contempla as subcategorias: Impressa (jornal e revista), Som & Imagem (rádio, televisão e fotografia) e Digital (site, blogs e portais). Em Bicicleta, todas as matérias relacionadas ao modal devem ser inscritas nessa sessão, independente do meio de comunicação onde foi veiculada. Já a categoria especial “PIM – Polo Industrial de Manaus” determina que os conteúdos sobre motos, bicicletas e similares deverão ser publicados exclusivamente pelos veículos situados no Estado do Amazonas.

A premiação sugere, ainda, dois temas para cada uma das modalidades Motocicleta e Bicicleta. Para a primeira, os tópicos sugeridos são “Prazer & Mobilidade” e “Tecnologia & Investimento”, já para o segundo “Segurança & Bem estar” e “Tecnologia & Investimento”. Apesar de apresentarem sugestões de assuntos a serem abordados, também serão aceitas reportagens fora da temática mencionada acima. Para obter mais informações, conhecer o regulamento e inscrever matérias, acesse o site www.premioabraciclojornalismo.com.br.

Vale a pena lembrar que a Abraciclo tem como uma de suas principais iniciativas a conscientização de condutores de veículos de duas rodas sobre a importância da pilotagem segura e da opinião pública em relação à necessidade de estimular e praticar a Segurança no Trânsito. É com base nesta iniciativa que a entidade realiza bienalmente o Prêmio Abraciclo de Jornalismo, a maior premiação do gênero e responsável pelo reconhecimento da qualidade, criatividade e importância do trabalho jornalístico sobre o tema no país, com a merecida homenagem aos seus autores.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro  bruna.dalmoro@sdpress.com.br