Após passar por reformulação, o evento trouxe novidades, como premiação também para os segundos e terceiros colocados em todas as oito categorias

A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – anunciou ontem, 6 de dezembro, os vencedores do Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2011. São eles: Alencar Izidoro, Aloisio Mauricio Ferreira, André Barros, Fabiana Uchinaka, Fábio Pannunzio e Sulei Marques, Fausto Macieira, Fernando Borges, Francis de Nazaré Vieira, Giuliano Agmont, Graziela Dalbosco e Adriana Garcia, Gustavo Epifanio, Joyce Ribeiro, Juliana Verboonen, Marcelo Freire, Mario Curcio, Priscila Muniz de Medeiros, Rafael Miotto, Rafaella Magna, Raimundo Couto, Roberta Soares, Samuel Rodrigues Straioto, Vagner Magalhães e Vinicius Costa e Fabio Fleury.

Neste ano, a tradicional premiação recebeu 507 trabalhos jornalísticos. De acordo com o presidente da entidade, Roberto Akiyama, foi observado um crescimento na qualidade dos trabalhos.

“Nesta edição, o Prêmio Abraciclo de Jornalismo registrou seu recorde histórico de inscrições, reforçando ainda mais o espaço que o setor de Duas Rodas tem no mercado nacional. Para nós, como representantes do segmento, é gratificante toda esta atenção. Os materiais inscritos eram criativos e elaborados por qualificados profissionais da imprensa”, afirma Roberto Akiyama.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu após a coletiva de imprensa anual do setor de duas rodas, no Grand Hyatt São Paulo. Foram escolhidas e premiadas três matérias de cada uma das oito categorias disputadas (Rádio, Internet, Televisão, Jornal, Revista, Fotografia, Bicicleta e Segurança e Educação no Trânsito), sendo que os primeiros colocados receberam, além do troféu, R$ 5.000,00 cada. Os segundos colocados em cada categoria, chamados de “Destaque”, receberam um Ipad com WIFI + 3G, de 32Gb, além de troféu da mesma forma referente à conquista. Os ganhadores de Menções Honrosas, os terceiros colocados, receberam um Netbook, 2Gb-320Gb, 10”, além de placas comemorativas.

A comissão julgadora do Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2011 foi composta por profissionais de imprensa, acadêmicos e vencedores da edição anterior. Foram eles: Ana Paula de Oliveira, Arturo Alcorta, Beatriz Arcoverde, Cal Francisco, Carla Deboni, Celso Miranda, Eduardo Zampieri, Fabiana Maranhão, Georgia Santiago, Jeanne Callegari, Lucas Rodrigues, Marcos Camargo, Sheila Fernandes e Wagner Belmont.
Além destes, a Comissão teve a colaboração dos experientes mediadores Alerte Prieto, Alzira Rodrigues, Henrique Veltman e Jorge Tarquini.

Vencedores

Categoria Bicicleta
Vencedor: Joyce Ribeiro, com a matéria “Mobilidade Urbana”, veiculada na Rádio CBN, de São Paulo.
Destaque: Vinicius Costa e Fabio Fleury, com a matéria “Cansados da rotina do trânsito em SP, muitos estão preferindo trabalhar de bicicleta” veiculada na Rede Record, de São Paulo.
Menção honrosa: Giuliano Agmont, com a matéria “Estacionamento de magrelas”, veiculada na revista Vida Simples, de São Paulo.

Categoria Jornal
Vencedor: Rafaella Magna, com a matéria “10 dicas para uma pilotagem segura”, veiculada no Diário de Pernambuco, de Recife.
Destaque: Alencar Izidoro, com a matéria “São Paulo já tem mais motos do que carros na hora de pico”, veiculada no jornal Folha de S. Paulo.
Menção honrosa: Raimundo Couto, com a matéria “Questão de bom senso”, veiculada no jornal O Tempo, de Belo Horizonte.

Categoria Revista
Vencedor: Rafael Miotto, com a matéria “Onde será que vamos parar?”, veiculada na Revista Motociclismo, em São Paulo.
Destaque: Francis de Nazaré Vieira, com a matéria “Em busca do tempo perdido”, veiculada na revista Duas Rodas, em São Paulo.
Menção honrosa: André Barros, com a matéria “Sai da frente!”, veiculada na revista AutoData, em São Paulo.

Categoria Rádio
Vencedor: Priscila Muniz de Medeiros, com a matéria “Motos do bem”, veiculada na Rádio Jornal, de Recife.
Destaque: Juliana Verboonen, com a matéria “Motofaixa”, veiculada na Radio Sulamerica Trânsito, de São Paulo.
Menção honrosa: Samuel Rodrigues Straioto, com a matéria “Mobilidade e Segurança”, veiculada na Rádio 730 AM, de Goiânia.

Categoria Televisão
Vencedor: Fábio Pannunzio e Sueli Marques, com a série especial “Vida em Duas Rodas”, veiculada no Jornal da Band, da TV Bandeirantes de São Paulo.
Destaque: Fausto Macieira, com a matéria “GP da Bulgária de Motocross”, veiculada no SporTV, da Rede Globo de São Paulo.
Menção honrosa: Graziela Dalbosco e Adriana Garcia, com a matéria “Flagrantes Motos”, veiculada na TV Centro América, de Rondonópolis.

Categoria Internet
Vencedor: Fabiana Uchinaka, com a matéria “Nova Friburgo (RJ) transforma-se em enorme pista de motocross solidário”, veiculada no UOL.
Destaque: Vagner Magalhães, com a matéria “Sem fiscalização, nova lei não impede ‘corrida’ de motoboys”, veiculada no Portal Terra.
Menção honrosa: Rafael Miotto, com a matéria “Customização em motos vai de troca de guidão até ouro nas rodas”, veiculada no Portal G1.

Categoria Fotografia
Vencedor: Aloisio Mauricio Ferreira, com a foto da matéria “Ar seco coloca a cidade de São Paulo em estado de atenção”, veiculada no Portal Terra.
Destaque: Gustavo Epifanio, com a foto da matéria “Pela rota dos Tropeiros”, veiculada na revista Motociclismo, de São Paulo.
Menção honrosa: Fernando Borges, com a foto da matéria “O desafio de andar de bicicleta nas grandes cidades”, veiculada no Portal Terra.

Categoria Segurança e Educação no Trânsito
Vencedor: Roberta Soares, com a matéria “Trânsito Sem Controle”, veiculada no Jornal do Commercio, de Recife.
Destaque: Mario Curcio, com a matéria “Cilada!”, veiculada na revista Quatro Rodas Moto, de São Paulo.
Menção honrosa: Marcelo Freire, com a matéria “Ela não está te vendo”, veiculada na revista Duas Rodas, de São Paulo.