Apesar dos bons resultados não se pode falar em retomada do setor

Nos últimos meses o setor de Duas Rodas foi beneficiado com a implantação de algumas medidas de incentivo oferecidas pelo Governo Federal, como a retomada da isenção da taxa da COFINS e a liberação de linhas de crédito. A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares acredita que as ações contribuirão para a retomada do setor, porém há muito que se fazer para comemorar sua total recuperação.

Segundo dados da associação, no mês de janeiro 124.548 unidades foram comercializadas para a rede de concessionárias, 21,8% a mais do que no mês anterior, quando 102.260 motocicletas foram vendidas. No comparativo em relação ao mesmo mês de 2009, foi registrado um aumento de 18,8%.

Com relação à produção, no mesmo mês de janeiro, tivemos um total de 127.778 unidades, 57,7% de aumento em relação a dezembro (período de férias coletivas do setor), quando 81.035 unidades saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus. No comparativo entre os meses de janeiro de 2009 e 2010, temos situação similar. Também um acréscimo de 57,7%.

Apesar dos números positivos nas vendas para a rede de concessionárias e na produção, precisamos levar em consideração uma queda de 23,2% nas vendas ao consumidor final, em relação a dezembro do último ano.

De acordo com Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo, as medidas do Governo devem aquecer o mercado, porém é cedo para brindar os resultados. É certo que o consumidor continua buscando o melhor custo-benefício para mobilidade e transporte, mas ainda existem restrições que impedem a total retomada do setor.

Exportações

Em janeiro, 2.332 motocicletas foram comercializadas para o mercado externo. Isso significa um decréscimo de 55,1% em relação ao mesmo mês do ano passado e queda de 67,5% se comparado a dezembro de 2009, quando foram exportadas 7.165 unidades.