Vendas e produção de motocicletas em novembro devem ser ainda menores do que em outubro, quando segmento já havia registrado baixa

O setor duas rodas deve fechar novembro novamente em queda. Segundo levantamento prévio, o mês ficará com vendas e produção abaixo das registradas em outubro, que já teve números menores do que setembro. Para o ano, a projeção é de que as quedas cheguem a pouco mais de 26%, em comparação com 2008.

“O Pólo Duas Rodas ainda não se recuperou dos efeitos da crise mundial. As exigências para liberação de crédito dificultam as vendas e afetam a produção”, conta Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Segundo a entidade, o setor vinha se recuperando no segundo semestre, mas após setembro teve duas quedas consecutivas. “A cobrança da Cofins retornou em outubro, o que teve um reflexo significativo nas vendas. Esperamos que com a entrada dos 13ºs salários as comercializações aumentem para recuperarmos um pouco as perdas”, afirma Takeuchi.

Fábrica Parada

As dificuldades que o setor enfrenta já tiveram reflexos no PIM, Pólo Industrial de Manaus, onde se encontram as fabricantes de motocicletas. Com vendas e produção em baixa, a Moto Honda da Amazônia, maior montadora do setor duas rodas no país, paralisou a fábrica por quatro dias no fim de novembro. Esta foi a segunda paralisação em dois meses.
O setor duas rodas é responsável por 40 mil empregos diretos em Manaus e é o segundo em importância no PIM, atrás apenas do de eletroeletrônicos.