• Meta é conscientizar motofretistas sobre a importância da pilotagem defensiva e promover a paz no trânsito
  • Evento acontece no Sambódromo, das 9 às 16 horas

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO participa neste sábado (18 de setembro) do Pitstop Salva Vidas, ação educativa e de conscientização promovida pelo Detran-SP. O evento integra as ações da Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente entre 18 e 25 de setembro, e será realizado no Sambódromo, na capital paulista, das 9h00 às 16h00 horas. A expectativa é receber cerca de quatro mil motofretistas.

A Abraciclo contará com um espaço onde serão exibidos vídeos e realizadas palestras sobre pilotagem defensiva, segurança, legislação e cuidados com a manutenção, entre outros temas. O consultor de segurança viária da associação, Wilson Yasuda, e a piloto e instrutora Suzane Carvalho, do Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho, estarão no local para dar dicas e informações sobre a necessidade de pilotar de forma correta e segura, sempre respeitando a legislação de trânsito.

“Uma das principais missões da Abraciclo é promover ações de conscientização junto aos motociclistas, enfatizando que o respeito às leis de trânsito e o uso de equipamentos de segurança são fundamentais evitar acidentes”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. “Também destacamos a necessidade de mudarmos nosso comportamento, com a adoção de práticas mais gentis para promover mais respeito entre os modais e a paz no trânsito”, finaliza.

Durante o Pitstop Salva Vidas serão distribuídos adesivos Paz no Trânsito e um folder da Abraciclo com dicas de segurança no trânsito.

A Honda e a Yamaha, marcas associadas à Abraciclo, também estarão presentes no evento e farão demonstrações de técnicas de frenagem. Além disso, distribuirão vouchers para troca de óleo aos proprietários de motocicletas das suas marcas.

A Honda ainda levará uma carreta de 20 metros onde exibirá vídeos educativos e selecionará 100 motofretistas para participarem de um curso em seu centro de treinamento em Indaiatuba (SP) e desenvolverá atividades voltada a alunos do ensino fundamental de comunidades das escolas de samba de São Paulo. Já a Yamaha contará com um exclusivo simulador educativo de ponto cego.

Além da Abraciclo e suas associadas, o evento conta com apoio da Porto Seguro, Anfamoto, AMBR, Sindimoto, Príncipe das Entregas, Baú & Cia, CET, PM, Cptran, Sabesp e Suhai.

A associação também desenvolverá ações na cidade de Manaus, onde estão instaladas as unidades fabris de suas associadas. Entre as iniciativas estão a participação no 1º Fórum do Trânsito do Amazonas e o apoio ao Desafio Intermodal, que será promovido pelo Pedala Manaus.

O Pitstop

Em sua terceira edição, o Pitstop faz parte do Programa Motofretista Seguro, uma rede de proteção lançada pelo governo do estado de São Paulo, no ano passado, durante a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é auxiliar esses profissionais que ajudaram e continuam ajudando a população durante a pandemia. Para isso, serão oferecidas melhores condições de financiamento na compra de motocicletas, check-up dos principais itens de segurança dos veículos e palestras sobre manutenção, entre outras atrações. Mais de cinco mil profissionais já estão inscritos no programa.

O evento, realizado ao ar livre, cumprirá todos os protocolos sanitários vigentes, como a exigência da utilização de máscara, distanciamento social, limpeza e higienização de ambientes, disponibilidade de álcool gel etc.

O primeiro Pitstop foi realizado em 2020, em três locais: embaixo da Ponte Estaiada, no SP Market (zona sul) e na esquina entre as avenidas Brás Leme e Santos Dumont (zona norte). Já o segundo aconteceu nos dias 21 e 22 de julho deste ano, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu).

Serviço:

Pitstop Salva Vidas

Local: Sambódromo do Anhembi

Quando: Sábado (18 de setembro), das 9 às 16 horas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

MOTOCICLETAS* BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 29 milhões
Produção anual: acima de 961 mil unidades Produção anual: 2,5 milhões

unidades **

7º maior produtor mundial 4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2020.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.

Para mais informações acesse o site

www.abraciclo.com.br

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com/sdpress