Série de atividades vão mobilizar a cidade de Manaus para falar sobre a segurança no trânsito

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO é apoiadora de diversas ações que vão mobilizar a cidade de Manaus, durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente entre 18 e 25 de setembro. O cronograma é extenso e inclui fórum de debates, blitze educativa, desafio intermodal, entre outras atividades.

“A segurança no trânsito é um dos principais focos da Abraciclo. Sempre enfatizamos que o respeito às leis de trânsito e o uso de equipamentos de segurança são fundamentais evitar acidentes”, afirma o presidente Marcos Fermanian. “Também destacamos a necessidade de mudarmos nosso comportamento, com a adoção de práticas mais gentis para promover mais respeito entre os modais e a paz no trânsito”, completa.

A partir do sábado (dia 18), o Detran de Manaus realizará blitze educativas nas vias mais movimentadas da capital amazonense para sensibilizar os motoristas sobre a atenção com pedestres, ciclistas e motociclistas para um trânsito mais seguro.

O tradicional “Desafio Intermodal”, promovido pelo movimento Pedala Manaus, acontecerá nesta terça-feira (dia 21). Este ano, a “disputa” entre os meios de transporte será feita num trajeto de sete quilômetros, que parte do centro da cidade até o centro norte. Com início previsto para as 18 horas, a “corrida” apresentará cinco opções de deslocamento: caminhada, bicicleta, motocicleta, automóvel e ônibus. “O objetivo é avaliar a eficiência dos diferentes modais e fazer outras análises, como custos com combustível e estacionamento ou índice de emissões de poluentes”, explica o coordenador Paulo Aguiar.

Outra ação do movimento é o programa “Convivência Legal” junto aos motoristas de empresas de ônibus urbano. Durante o treinamento, os profissionais viram ciclistas por um dia e vivenciam as dificuldades de pedalar nas ruas. “O objetivo é melhorar o relacionamento entre motoristas e ciclistas, mostrando, por exemplo, a necessidade de manter uma distância segura para evitar acidentes”, diz Aguiar.

Fórum de debates

Este ano, o Detran do Amazonas lançou o Fórum de Trânsito do Amazonas. Em sua primeira edição, o evento reuniu profissionais ligados ao trânsito e transporte para discutir o tema “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”.

Os debates aconteceram em painéis temáticos com representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas (OAB/AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

MOTOCICLETAS* BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 29 milhões
de unidades
Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades
Produção anual: acima de 961 mil unidades Produção anual: 2,5 milhões

unidades **

7º maior produtor mundial 4º maior produtor mundial

 (*) Dados do fechamento de 2020.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.

Para mais informações acesse o site

www.abraciclo.com.br

SD&PRESS Consultoria
(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com/sdpress
Analuiza Tamura           analuiza.tamura@sdpress.com.br
Bruna Quintanilha bruna.quintanilha@sdpress.com.br
Priscila Fabi       priscila.fabi@sdpress.com.br
  Setembro, 2021

 

 

PortuguêsEnglishEspañol