Bicicleta ajuda a manter o corpo em movimento e se transforma em aliado para garantir a qualidade de vida

 

Meio de deslocamento eficiente, econômico, sustentável e saudável, a bicicleta se tornou ainda mais atrativa durante a pandemia. Milhares de pessoas no Brasil e no mundo adotaram esse meio de transporte como opção de locomoção, lazer e para praticar uma atividade física, fugindo do sedentarismo.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, a crescente demanda por bicicletas impulsiona a produção nacional, que deve fechar 2021 com 850 mil unidades produzidas, alta de 27,8% em relação às 665.186 unidades fabricadas no ano passado. Entre os perfis dos novos consumidores, estão pessoas que buscam na bicicleta uma forma de driblar as dificuldades da pandemia.

É o caso da professora de dança, Sinara Ferreira Dias, que encontrou no ciclismo uma forma de driblar os problemas de saúde e manter a mente sã e corpo são. “Durante uma internação, decidi que iria comprar uma bicicleta para garantir minha qualidade de vida”, conta. A promessa foi cumprida no dia 20 de julho do ano passado. “Sempre tive contato com as pessoas e o isolamento social me deixou muito deprimida. No início, pedalar foi uma terapia”, relembra.

Hoje a bicicleta é uma companheira inseparável. As pedaladas já não ficam restritas às ruas de Manaus: Sinara agora treina triatlo e nos finais de semana, junto com os amigos, encara percursos de mais de 200 quilômetros. “A bike ajudou a superar uma das fases mais difíceis que vivi. Ela salvou minha vida”, afirma.

A analista comercial, Lilian Souza, também adquiriu o hábito de pedalar há pouco mais de um ano. Frequentadora assídua da academia, a chegada da pandemia a obrigou ficar em casa e fazer aulas on-line. “Minha treinadora sempre lançava desafios para eu manter o corpo em movimento até que surgiu a vontade de ter uma bike. Mas, confesso que, no início, tive dúvidas se iria gostar ou não”, destaca. Tudo mudou no dia do aniversário, quando ganhou dos amigos.

Antes de sair pelas movimentadas ruas da capital paulista, seguiu a recomendação da treinadora e adquiriu todo equipamento de segurança como capacete, óculos e luvas. “Não estava confiante nas primeiras pedaladas. Afinal, nem sabia trocar uma marcha”, confessa. “Hoje estou mais confiante. Faço parte de um clube de ciclismo, conheci pessoas novas e participo de passeios”, completa.

Assim como Lilian, o empresário Erick Chyrstopher Gouveia Rocha, começou a pedalar para manter uma atividade física e driblar o estresse. “Acordo cedo e vou pedalar. Isso garante mais disposição para encarar o dia a dia. Bike é saúde”, enfatiza. Atualmente ele integra um grupo de apoio que orienta os novos ciclistas a pedalarem com segurança. “É preciso sempre estar atento para preservar nossa integridade física. A infraestrutura cicloviária de algumas cidades como Manaus, ainda é deficiente e exige atenção redobrada”, alerta.

 

 

Ações Abraciclo

Abraciclo foi uma das apoiadoras do Bora de Bike, Recife?,  evento destinado a entregadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte
Link para download das fotos: https://we.tl/t-vXNwCgavcm Crédito: Daniel Tavares/PCR

 

Comprometida em desenvolver e promover ações de conscientização sobre a segurança no trânsito para os veículos de duas rodas, a Abraciclo foi uma das apoiadoras da primeira edição do Bora de Bike, Recife? O evento destinado a entregadores de aplicativo que utilizam a bicicleta como meio de transporte, realizado no dia 18 de agosto, faz parte da programação da Semana do Ciclista, promovida pela prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Durante o evento realizado no Compaz Miguel Arraes, os participantes receberam orientações sobre segurança viária, direitos e deveres do ciclista, orientações sobre primeiros socorros e itens de segurança. A Abraciclo doou kits de chave de ferramentas e lanternas para bicicletas, além de distribuir informações sobre o Guia do Ciclista Seguro e adesivos Paz no Trânsito para os participantes.

 

Guia do Ciclista Seguro

Como parte do seu compromisso em conscientizar os cliclistas sobre a importância de atitudes seguras no uso das bicicletas, a Abraciclo elaborou o Guia do Ciclista Seguro. Produzido em parceria com o Instituto Ciclo BR, o material traz uma série de dicas de como pedalar com segurança nas grandes cidades.

“A bicicleta é um veículo que contribui positivamente para a saúde do usuário, para a melhoria do trânsito e para a questão ambiental. Por isso, precisamos desenvolver e implantar uma cultura favorável ao uso da bicicleta”, afirma o vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola. “Além disso, é preciso desenvolver pensar no ciclista como parte do trânsito e do contexto das cidades. Somente dessa forma poderemos garantir um trânsito seguro para todos”, complementa o executivo.

O guia mostra ao ciclista o que deve ser checado antes de sair com sua bicicleta, como pedalar nas grandes cidades e circular em vias com ou sem infraestrutura cicloviária e os cuidados que devem ser observados nos passeios com as crianças, além de fornecer dicas de como sair de situações de risco.

Também são abordados outros temas relevantes, como o sistema de compartilhamento, a intermodalidade e o estacionamento de bicicletas. Para ter acesso à versão completa do Guia do Ciclista Seguro, basta clicar aqui.

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

 

PortuguêsEnglishEspañol