Volume é 30,2% superior ao registrado em abril; no acumulado do ano, foram fabricadas quase 289 mil bicicletas

 

As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 66.760 bicicletas em maio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, esse foi o melhor resultado alcançado este ano: o volume é 30,2% superior às 51.281 unidades que saíram das linhas de montagem em abril e 209,3% maior na comparação com mesmo mês de 2020 (21.587 bicicletas), quando as fábricas foram fortemente impactadas pela pandemia.

Nos cinco primeiros meses do ano, a produção de bicicletas totalizou 288.943 unidades, o que corresponde a uma alta de 42,6% em relação ao mesmo período do ano passado (202.581 unidades).

Na avaliação do vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, os números registrados em maio e no acumulado do ano comprovam a força do setor, que ainda tem capacidade de produzir mais, porém está limitado pelo desabastecimento de peças e componentes. “Hoje ainda não conseguimos atender toda a demanda de bicicletas. Temos a capacidade, mas ainda faltam insumos para abastecer as linhas de produção, já que cerca de 50% das peças são importadas”, comenta. “A questão de insumos é global e atinge não apenas o nosso segmento, mas diversas outras cadeias produtivas em todo o mundo devido os impactos da pandemia”, explica.

O vice-presidente acredita que a normalização do ritmo de produção ainda deve demorar alguns meses. “Todas as associadas da Abraciclo estão se esforçando para suprir o mercado o mais rápido possível e atender ao consumidor”, diz.

Diante desse cenário e levando em consideração a procura pelas bicicletas como instrumento de trabalho e um meio seguro de deslocamento urbano para evitar a aglomeração do transporte público, Gazola acredita que a tendência é de que o mercado continue aquecido. “Nossa expectativa é de fabricar 750.000 unidades, o que representa um aumento de 12,8% em relação ao ano passado”, diz.

 

Produção por categoria

Com 45.909 unidades e 68,8% do total fabricado, a Moutain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida em maio. “A preferência por essa categoria se deve aos recursos tecnológicos como suspensões, maior número de marchas e freios hidráulicos, por exemplo, que permitem usá-la tanto nos centros urbanos como nas trilhas. Essa versatilidade atrai o consumidor brasileiro”, afirma Gazola.

Veja como ficou o ranking mensal de produção:

 

Fonte: Associadas Abraciclo

 

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a liderança do ranking também é da MTB (181.839 unidades e 62,9% do total produzido). Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (83.276 bicicletas e 28,8% da produção), seguida pela Infanto-Juvenil (17.202 unidades e 6,0%).

 

Exportações

Em maio, as exportações totalizaram 1.390 unidades. Os dados são do portal Comex Stat, que faz um levantamento dos embarques totais de cada mês, e foram analisados pela Abraciclo. Na comparação com abril, quando foram embarcadas 1.303 bicicletas, houve aumento de 6,7%. Já em relação a maio do ano passado, foi registrada alta de 61,4%. Naquele mês, foram exportadas 861 unidades.

Os principais mercados foram os países do Mercosul. O Paraguai recebeu 1.216 bicicletas, o que corresponde a 87,5% do volume total exportado. O segundo país que mais recebeu bicicletas foi o Uruguai, com 163 unidades embarcadas e 11,7% do total exportado.

No acumulado do ano, foram exportadas 6.058 unidades, aumento de 113,5% em relação ao mesmo período de 2020 (2.838 bicicletas). As posições do ranking mensal foram mantidas: Paraguai (3.560 unidades e 58,8% do total exportado), Uruguai (2.018 unidades e 33,3% das exportações), seguido da Bolívia (438 unidades e 7,2%).

 

Frases – Cyro Gazola

Vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo

“Tivemos no mês de maio o melhor resultado mensal de 2021 com mais de 66 mil bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Esse volume é 30,2% superior ao registrado em abril. No acumulado do ano o resultado também foi positivo, com quase 289 mil unidades produzidas”.

“A crise global na cadeia de suprimentos ainda afeta a indústria de bicicletas. Se recebermos os insumos para abastecer as linhas de produção, temos capacidade para produzir mais bicicletas e atender à demanda do mercado. No entanto, ainda dependemos de componentes vindos do exterior. Cerca de 50% das peças de uma bicicleta são importadas.”

“A tendência é de que o mercado continue aquecido. As bicicletas seguem sendo muito utilizadas como instrumento de trabalho e como um meio seguro de deslocamento urbano para evitar a aglomeração do transporte público. Nossa expectativa é de fabricar 750.000 unidades, o que representa um aumento de 12,8% em relação ao ano passado.”

“A preferência pela Moutain Bike (MTB) se deve aos recursos tecnológicos como suspensões, maior número de marchas e freios hidráulicos, por exemplo, que permitem usá-la tanto nos centros urbanos como nas trilhas. Essa versatilidade atrai os brasileiros.”

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa, no País, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

 

 

PortuguêsEnglishEspañol