Aulas serão online para que o motociclista possa assisti-las no local e no horário que forem mais convenientes

Curso ensina ao motofretista como cuidar da manutenção básica de sua motocicleta e evitar acidentes
Link para download da foto:

O curso online de Mecânica Básica de Motocicletas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), que conta com apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo está com inscrições abertas.

Com carga horária de 40 horas, o curso conta com aulas gratuitas e tem como objetivo ensinar ao motofretista sobre como cuidar da manutenção básica de sua motocicleta e evitar acidentes. Todo o conteúdo foi baseado em pesquisa realizada com esses profissionais para conhecer melhor a sua rotina e verificar as principais ocorrências no dia a dia de trabalho.

Realizado em parceria com o Centro Paulo Souza, o curso faz parte do programa Motofretista Seguro, do governo do estado de São Paulo, que busca regularizar a situação dos profissionais que atuam nos serviços de entrega.

“A Abraciclo sempre apoia iniciativas como essa que promovem mais conhecimento e conscientização sobre a importância da manutenção preventiva. Com este curso, o motofretista ficará mais atento aos cuidados básicos, garantindo mais segurança para ele e vida útil para sua ferramenta de trabalho”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Ao final de cada aula, o participante passa por uma avaliação, também online, para testar seus conhecimentos. Depois que todos os módulos forem concluídos, receberá um diploma emitido pelo centro educacional.

O aluno terá também acesso a 14 vídeos com dicas para fazer pequenos reparos. Assim, ninguém ficará parado por causa de um problema mecânico simples, que pode ser solucionado rapidamente. Denominado de “Entregas Rápidas”, os vídeos têm duração de três a quatro minutos e mostram como regular a tensão da corrente, trocar a lâmpada do farol e da lanterna, substituir o óleo do motor, montar e desmontar a roda traseira, entre outras dicas.

As inscrições, o acesso às aulas e os vídeos podem ser feitos pelo site www.motofretista.sp.gov.br. Nesse site, o motofretista também pode se inscrever no curso gratuito de especialização em Motofrete. Após passar por uma carga horária de 25 horas-aula por meio de ensino à distância em que são apresentados temas como ética e cidadania na atividade profissional, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde e equipamentos de segurança, o aluno é submetido a cinco aulas práticas e uma avaliação final para conclusão do curso.

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

MOTOCICLETAS* BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 30 milhões
Produção anual: acima de 961 mil unidades Produção anual: 2,5 milhões

unidades **

7º maior produtor mundial 4º maior produtor mundial

(*) Dados até outubro de 2021.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.

Para mais informações acesse o site

www.abraciclo.com.br

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com/sdpress