Setembro foi o melhor mês do ano, com produção de 105 mil motocicletas
Desde a retomada gradual das atividades o setor apresenta curva ascendente. Queda na produção total deverá ser próxima de 15,4% ante 2019

A indústria brasileira de motocicletas produziu em setembro 105.046 unidades no Polo Industrial de Manaus (PIM), de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Este volume representa alta de 6,8% na comparação com agosto (98.358 unidades) e de 13,1% ante o mesmo mês de 2019 (92.894 unidades).

No acumulado de janeiro a setembro foram produzidas 693.541 motocicletas, retração de 17,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (836.450 unidades).

“A produção de motocicletas foi fortemente impactada no período mais crítico da pandemia, e os números comprovam isso. No entanto, desde a retomada gradual das atividades, as fábricas registram curva ascendente. Este quadro se confirmou em setembro, quando alcançamos o melhor resultado do ano”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Até então, o melhor resultado mensal havia sido registrado em março, quando 102.865 motocicletas saíram das linhas de montagem.

Com este novo cenário, a Abraciclo revisou suas projeções para 2020. A nova estimativa é produzir ao todo em 2020, 937.000 motocicletas, que representaria retração de 15,4% na comparação com 2019 (1.107.758 unidades). A estimativa anterior, apresentada em janeiro, no período pré-pandemia, era de 1.175.000 unidades.

Fermanian explica que uma série de fatores favorecem a recuperação do segmento e, por isso, o índice de queda deverá ser menor quando comparado ao de outros setores da indústria. “Hoje a motocicleta é indicada para evitar a aglomeração natural no transporte público, representando um meio de transporte ágil, econômico e de baixo custo de manutenção. Também passou a ser um instrumento de trabalho e fonte de renda para as pessoas que passaram a atuar nos serviços de entrega.”

A Abraciclo também atualizou suas projeções para os volumes de vendas no atacado e varejo. No atacado as fábricas deverão repassar para as concessionárias 909.000 motocicletas, volume 16,2% menor do que o registrado em 2019 (1.084.639 unidades). A estimativa inicial, ainda do começo do ano, apontava 1.147.000 unidades.

No varejo o recuo deverá ser de 16%, totalizando 905.000 unidades. No ano passado foram comercializadas 1.077.234 motocicletas e a perspectiva inicial para este ano era alcançar a marca de 1.140.000 unidades.

A associação manteve a expectativa referente às exportações. Os embarques deverão somar 28.000 unidades, correspondendo à retração de 27,5% na comparação com o volume registrado em 2019 (38.614 motocicletas).

PROJEÇÕES PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS
(-172.234)

FONTE: Associadas / Renavam

VENDAS NO ATACADO

As fábricas venderam no atacado (para as concessionárias) 100.656 motocicletas em setembro, volume 4,4% superior na comparação com agosto deste ano (96.415 unidades) e 5,6% acima do mesmo mês do ano passado (95.282 motocicletas).

No acumulado do ano as vendas no atacado somaram 665.644 unidades, queda de 18,4% na comparação com o mesmo período de 2019 (816.064 motocicletas).

DESEMPENHO POR CATEGORIA

A categoria Naked foi a que registrou maior crescimento em termos de variação porcentual, com aumento de 63,7%. As vendas no atacado em setembro somaram 2.467 unidades ante 1.507 em agosto.

Em números absolutos, a Street se manteve como a categoria mais comercializada no atacado, com 51.196 unidades em setembro, aumento de 1,1% na comparação com agosto (50.662 unidades) e de 4,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado (49.013 motocicletas).

Confira o comparativo de evolução das vendas mensais no atacado:

COMPARATIVO DE VENDAS DE MOTOCICLETAS NO ATACADO – MENSAL POR CATEGORIA
  setembro/19 agosto/20 setembro/20 (setembro/20) /
(setembro/19)
(setembro/20) /

(agosto/20)

STREET 49.013 50.662 51.196 4,5% 1,1%
TRAIL 19.005 17.337 19.277 1,4% 11,2%
MOTONETA 11.998 15.673 15.699 30,8% 0,2%
SCOOTER 8.716 7.727 8.363 -4,1% 8,2%
NAKED 2.066 1.507 2.467 19,4% 63,7%
BIGTRAIL 2.119 1.916 1.935 -8,7% 1,0%
OFF-ROAD 1.321 614 778 -41,1% 26,7%
CUSTOM 561 335 405 -27,8% 20,9%
SPORT 483 644 536 11,0% -16,8%
TOTAL 95.282 96.415 100.656 5,6% 4,4%

Fonte: Associadas da Abraciclo

A liderança no ranking de vendas do acumulado do ano também é da categoria Street, com 346.480 unidades e 52,1% de participação no mercado. O segundo lugar é da Trail, com 122.524 motocicletas e 18,4% de participação.

EMPLACAMENTOS

Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, em setembro o emplacamento de motocicletas somou 99.609 unidades, alta de 3,8% em relação a agosto (95.961 unidades). Na comparação com o mesmo mês do ano passado (87.719 motocicletas), avanço de 13,6%.

Com 21 dias úteis, a média diária de vendas de setembro foi de 4.743 unidades. Na comparação com agosto (4.362 unidades), com um dia útil a mais, houve alta de 8,7%. Em relação a setembro do ano passado (4.177 unidades), que também teve 21 dias úteis, o aumento foi de 13,6%.

A região Sudeste liderou o ranking de emplacamentos em setembro. Foram licenciadas 35.563 motocicletas, o que representa 35,7% de participação no mercado. Em segundo lugar ficou a região Nordeste (31.773 unidades e 31,9% de participação). Na sequência, Norte (12.163 motocicletas e 12,2% de participação), Sul (10.370 motocicletas e 10,4% de participação) e Centro-Oeste (9.740 motocicletas e 9,8% de participação).

São Paulo foi o estado que registrou o maior número de emplacamentos em setembro, com 21.365 motocicletas. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com 7.885 unidades, seguido pelo Ceará (6.041 unidades), Bahia (6.028 unidades) e Pará (5.946 unidades).

No acumulado do ano as vendas no varejo somaram 630.859 unidades, retração de 20,8% na comparação com o mesmo período do ano passado (796.426 motocicletas).

EXPORTAÇÕES

As exportações de motocicletas totalizaram 3.622 unidades em setembro. Na comparação com agosto (5.167 unidades) queda de 29,9% e em relação ao mesmo mês de 2019 (2.390 unidades) aumento de 51,5%.

De acordo com os dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, o principal destino das motocicletas produzidas no Polo de Manaus foram os Estados Unidos, com 1.520 unidades, representando 42,3% do total exportado.

“A conquista do mercado norte-americano é muito importante, pois mostra que nossos produtos possuem alto valor agregado e atendem aos altos níveis de exigência do consumidor. Para lá são enviadas motocicletas destinadas ao lazer e ao esporte recreativo”, explica o presidente da Abraciclo.

Em segundo lugar ficou a Colômbia (872 unidades e 24,3% de participação), seguida pela Argentina (764 unidades e 21,3%).

No acumulado do ano foram exportadas 23.653 motocicletas, queda de 18,8% na comparação com o mesmo período de 2019 (29.136). A Argentina ainda é o principal parceiro comercial, com 7.193 motocicletas e 32,6% do volume total exportado. Na sequência vieram Colômbia (4.864 unidades e 22,1% do total) e Estados Unidos (4.279 unidades e 19,4%).

Glossário de Motocicletas:

Com 44 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa, no País, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 13 mil empregos diretos em Manaus/AM.

MOTOCICLETAS* BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 28 milhões
Produção anual: acima de 1,1 milhão de unidades Produção anual: 2,5 milhões
7º maior produtor mundial 4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2019.
(**) Produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.

Para mais informações acesse o site

www.abraciclo.com.br

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com/sdpress