Evento é gratuito e acontece na Av. Presidente Antônio Carlos, nº 4.233, até sexta-feira, 21 de setembro  

O primeiro dia da 23ª edição do MotoCheck-Up, maior programa setorial de orientação e conscientização de motociclistas da América Latina, atraiu811 participantes que tiveram vistoria  gratuita de 21 itens mecânicos de seus veículos, em Belo Horizonte (MG).   Eles também puderam assistir a uma vídeo-palestra sobre pilotagem segura e a uma demonstração correta de frenagem.

No momento da vistoria gratuita foi aplicada uma pesquisa para apurar o perfil dos participantes. Entre as principais características apuradas estão: 90,87% usam a motocicleta para ir e voltar do trabalho; 38,14% trabalham com motofrete e 50,66% utilizam o veículo de 2 a 4 horas por dia.

Promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Guarda Municipal, BHTrans, Prefeitura de Belo Horizonte, Polícia Civil e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), o MotoCheck-Up  acontece até sexta-feira (21), em comemoração a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa está sendo realizada na Avenida Presidente Antônio Carlos, 4.233, no bairro São Francisco, Belo Horizonte, onde há diariamente um fluxo intenso de motocicletas. A Abraciclo tem a expectativa de atender a 2.500 motociclistas durante os três dias do evento.

O MotoCheck-Up reúne uma série de ações educativas e, portanto, não tem objetivos comerciais ou de marketing. Nele é feita a vistoria gratuita de 21 itens de segurança das motocicletas, envolvendo freios traseiro e dianteiro, relação (sistema de transmissão), luzes, amortecedores, nível de óleo e pneus, entre outros.

Os participantes também assistem a uma vídeo-palestra de cerca de 10 minutos sobre pilotagem segura e, em seguida, presenciam uma demonstração prática de frenagem correta da motocicleta.

Ao final do circuito, os motociclistas recebem lanches, brindes e um vale que dá direito à troca de óleo do motor da motocicleta, podendo fazer isso em oficinas de concessionárias do setor no prazo de 30 dias. Para cumprir todo o circuito de atividades do evento o motociclista leva cerca de 25 minutos.

Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, Belo Horizonte foi escolhida para esta edição do MotoCheck-Up devido à evolução e representatividade de sua frota de motocicletas. Dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) mostram que somente no munícipio existem mais de 242 mil unidades emplacadas e em todo o estado de Minas Gerais a frota chega a 2,8 milhões de unidades.

“O objetivo deste programa é contribuir para um trânsito mais seguro. Para tanto, os motociclistas são conscientizados e orientados sobre a necessidade de se praticar uma pilotagem mais segura e realizar a manutenção preventiva de suas motocicletas”, afirma Marcos Fermanian.

Criado há 10 anos, o MotoCheck-Up já foi realizado em diversas cidades do País, como São Paulo (SP), Santos (SP), ABC Paulista, Recife (PE), Brasília (DF), Manaus (AM) e Teresina (PI). Nas 22 edições anteriores, o evento totalizou a participação de mais de 47 mil motociclistas.

Palestras Educativas na Capital mineira

Na Semana Nacional do Trânsito, além do MotoCheck-Up a Abraciclo promove palestras educativas de trânsito em nove escolas municipais da capital mineira. A entidade fechou parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte para levar aos alunos do Fundamental II, na faixa etária de 10 a 14 anos, dicas para conscientização sobre a pilotagem segura de bicicletas e motocicletas, considerando que os estudantes atualmente são ciclistas e futuramente poderão ser motociclistas. Também são dadas dicas sobre a necessidade de respeito às normas e regras de trânsito.

Oferecidas gratuitamente, as palestras ocorrem dentro das escolas e têm duração de 45 minutos, com conteúdo didático descontraído, uso de multimídia, interatividade e bom-humor. A programação começou ontem (19) e terminará na sexta-feira (21).

Esta ação foi iniciada há quatro anos e já atendeu amais de 10 mil adolescentes e jovens das cidades de São Paulo, ABC paulista, Teresina (PI) e interior de Pernambuco, entre outras.

Para José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, esta é uma iniciativa de extrema importância para colaborar para a paz no trânsito, porque ensina desde cedo a importância da pilotagem segura. “Nosso objetivo é continuar com esta ação e abranger o maior número possível de adolescentes e jovens”, diz.

Confira, a seguir, a relação das escolas com palestras educativas da Abraciclo:

19/09

           Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia

20/09

Escola Municipal Maria da Assunção de Marco

Escola Municipal Sec. Humberto Almeida

Escola Municipal Professor Pedro Guerra

Escola Municipal de Belo Horizonte

21/09

Escola Municipal Eloy Heraldo Lima

Escola Municipal Oswaldo Cruz

Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira

Escola Municipal Paulo Mendes Campos

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 42 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 12 mil empregos diretos no PIM.

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 26 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 880 mil unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

8º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2017.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO,
acesse o site www.abraciclo.com.br.

SD&PRESS Consultoria

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Aline Feltrin

 aline.feltrin@sdpress.com.br

Priscila Fabi

priscila.fabi @sdpress.com.br

SETEMBRO, 2018

PortuguêsEnglishEspañol