Em comparação com o mesmo mês de 2016 houve recuo de 36,7%, em grande parte devido à antecipação das férias coletivas. Apesar da redução, a expectativa ainda é de avanço em 2017

Segundo dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, em junho foram produzidas 40.708 bicicletas por suas associadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), volume 32,4%% inferior ao registrado em maio, com 60.195 unidades, e 36,7% menor ao mesmo mês de 2016 (64.338). A redução da produção no mês reflete, em parte, a antecipação de férias coletivas em uma das maiores fabricantes de bicicletas de Manaus.

Também houve queda no semestre. De janeiro a junho foram fabricadas 296.275 bicicletas, o que mostra recuo de 6,7% com relação ao mesmo período de 2016 (317.628). De acordo com informações da ABRACICLO, o desempenho de junho foi responsável por puxar para baixo os resultados do semestre, contudo a expectativa ainda é de crescimento para o acumulado do ano.   “Mesmo com as férias coletivas programadas de um de nossos associados, o que levou à redução do volume de produção do mês de junho, ainda acreditamos em crescimento para o ano, desde que o contexto político-econômico sinalize um ambiente mais favorável e estável no cenário nacional”, diz João Ludgero, vice-presidente do segmento na entidade.

As associadas da ABRACICLO projetam para 2017 uma produção total entre 700 mil a 800 mil unidades, volume de até 19% superior ao do ano passado, quando saíram das fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) 669.729 bicicletas.

Importação e Exportação

Segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) analisados pela Abraciclo, a importação de bicicletas em todo o território nacional totalizou 10.863 unidades em junho. A maioria das bicicletas importadas no período foi produzida basicamente na China, com 10.223 unidades, seguida de Taiwan (450 unidades) e Alemanha (83). No acumulado de janeiro a junho foram importadas 52.029 bicicletas, queda de 17,7% com relação ao mesmo período de 2016 (63.182). Ainda em junho, as exportações de bicicletas produzidas no Brasil tiveram como principal destino a Bolívia, com 30 unidades.

Com 41 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais 12 mil empregos diretos no PIM.

de unidades**

Produção anual: cerca de 900 mil  unidades

(*) Dados do fechamento de 2016.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO,
acesse o site www.abraciclo.com.br.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.brfacebook.com\sdpress

ALINE FELTRIN  aline.feltrin@sdpress.com.br