Já as exportações do setor, no acumulado de janeiro a agosto, cresceram 9% e atingiram 39.454 unidades

Foram produzidas 92.791 motocicletas em agosto, o que representa uma queda de 18,6% em relação ao mesmo mês de 2015 (113.982 unidades). Em comparação com julho do presente ano, quando a produção totalizou 75.233 motos, houve uma alta de 23,3%, porém deve ser considerado o efeito das férias coletivas de meio de ano nos volumes das fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM), conforme informações divulgadas pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Seguindo a mesma tendência, as vendas internas no atacado – para as concessionárias – atingiram 83.236 motocicletas em agosto, o que corresponde a um recuo de 18,3%, em comparação com agosto do ano passado (101.927 unidades). Porém, frente a julho deste ano (71.760 unidades), registrou-se um crescimento de 16%.

“Muito embora o resultado de agosto tenha sido um dos piores do ano, o setor tem expectativa de recuperação das vendas para os próximos meses em função das medidas econômicas a serem implantadas”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Já as vendas para o mercado externo totalizaram 4.522 motocicletas no mês passado, representando uma expansão de 19,1% em relação a julho (3.798). Mas, em comparação ao mesmo mês de 2015 (9.367), há queda de 51,7% (4.522).

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o setor de duas rodas segue registrando números negativos para produção e vendas: 30,8% (913.972 x 632.381 unidades) e 29% (854.674 x 607.185 unidades), respectivamente. O único dado positivo refere-se às exportações, com alta de 9% (36.182 x 39.454 unidades).

Emplacamentos

Com base nos licenciamentos realizados pelo Renavam, foram licenciadas 76.460* motocicletas em agosto, o que representa um crescimento de 2,7% ante o volume de julho, com 74.417 unidades, e queda de 22,1% em relação a agosto de 2015 (98.188).

Mesmo com dois dias úteis a mais que o mês anterior, a média diária de vendas apresentou queda de 6,2%, passando de 3.544 para 3.324 motocicletas em agosto. A retração também se fez presente na comparação com o oitavo mês de 2015, quando foram comercializadas 4.676 motos, contra 3.324 (variação negativa de 28,9%).

(*) Foram desconsiderados os ciclomotores usados, cujo licenciamento junto aos Detrans passou a ser obrigatório a partir da Lei nº 13.154, de 30/07/2015, e da Resolução Contran nº 555/15, de 17/09/2015.

Com 40 anos de história em comemoração em 2016 e contando com 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes geram aproximadamente 16 mil empregos diretos no PIM.

Produção anual: mais de 1 milhão de unidades

*Dados 2015

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro  bruna.dalmoro@sdpress.com.br