No acumulado do ano, foram fabricadas 450.848 unidades em Manaus, volume 14,2% inferior a 2015

Segundo dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, em setembro foram produzidas 63.443 bicicletas por suas associadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), volume 12,2% abaixo do registrado em agosto, com 72.272 unidades, e 20,9% inferior que o mesmo mês de 2015 (80.256 unidades).

No acumulado do ano, saíram das linhas de produção das associadas 450.848 bicicletas, frente a 525.693 unidades em 2015, o que representa um recuo de 14,2%.

Exportação e Importação

Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a importação de bicicletas em todo o território nacional sofreu retração de 49% no acumulado do ano, passando de 196.089 para 99.977 unidades.

Com relação às exportações, houve alta de 5,4%, com 3.889 bicicletas comercializadas no período. Entre os principais países de destino estão Paraguai, com 2.019 unidades, Bolívia, com 880, e Uruguai, com 500 bicicletas.

Com 40 anos de história em comemoração em 2016 e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes geram aproximadamente 16 mil empregos diretos no PIM.

Produção anual: mais de 1 milhão de unidades

*Dados 2015

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro  bruna.dalmoro@sdpress.com.br