No acumulado dos oito primeiros meses do ano, no entanto, a fabricação de bikes de 2016 fica 13% inferior ante 2015

De acordo com os dados da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, foram fabricadas 72.272 bicicletas em agosto passado, o que representa um crescimento de 20,1% em relação ao volume de julho, porém também corresponde a uma retração de 3,7% frente ao mesmo mês de 2015. As empresas do segmento de bicicletas associadas à Abraciclo são a Caloi, Houston, Ox Bike e Sense, responsáveis pelas marcas Caloi, Cannondale, GT, Schwinn, Mongoose, Houston, Audax, Ox Bike, Oggi, Sense e Sense Eletric Bike. Todas elas têm fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM.

Entre janeiro e agosto deste ano saíram das linhas de produção das associadas da Abraciclo 387.405 bicicletas, volume 13% abaixo do registrado no mesmo período de 2015, que havia totalizado 445.437 unidades. Na avaliação da entidade, a retração verificada no acumulado dos oito primeiros meses do ano mostra que o segmento de bicicletas, assim como outros setores, também sofreu os impactos da crise econômica brasileira.

“Já o aumento da produção de agosto reflete uma situação típica do início do segundo semestre, quando são gerados mais negócios em função da proximidade das estações mais quentes do ano – primavera e verão –, que estimulam o uso das bicicletas, além do Dia das Crianças, responsável pela maior demanda de produtos pelas redes de comercialização. Outro fator determinante para a evolução dos negócios é o ingresso do 13º salário na economia, que ocorre neste semestre, aumentando o poder de compra dos consumidores”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

Todavia, devido à retração de negócios verificada nos meses anteriores deste ano, a entidade mantém a projeção de queda de cerca de 30% na produção nacional total, fechando 2016 em torno de 2,5 milhões de bicicletas.

Importação e Exportação

Segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a importação de bicicletas em todo o território nacional sofreu retração de 43,5% no acumulado do ano, passando de 156.981 para 88.715 unidades.

Com relação às vendas externas, houve alta de 4,1%, passando de 3.401 para 3.542 bicicletas. Entre os principais países de destino das bicicletas exportadas pelo Brasil estão Paraguai, com 2.016 unidades, Bolívia, com 538 unidades, e Uruguai, com 500 unidades, conforme os registros do MDIC.

Com 40 anos de história em comemoração em 2016 e contando com 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes geram aproximadamente 14 mil empregos diretos no PIM.

Produção anual: mais de 1 milhão de unidades

*Dados consolidados ao final de 2015

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro  bruna.dalmoro@sdpress.com.br