Entidade faz parte do Comitê Empresarial de Segurança Viária, criado pelo Ministério das Cidades, e do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

A ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, foi convidada para fazer parte, dentre outras entidades, do Comitê Empresarial de Segurança Viária, criado pelo Ministério das Cidades e lançado na Semana Nacional do Trânsito, em setembro.

O Comitê visa ampliar a participação dos agentes da sociedade civil na elaboração, implementação e divulgação de políticas, programas e iniciativas voltados à educação no trânsito e à prevenção de acidentes de trânsito no País. Como membro, a Abraciclo pode sugerir ações para a sensibilização, mobilização e informação da sociedade voltadas ao tema, além de promover diálogos com o Ministério e divulgar projetos e estudos sobre segurança.

“Os veículos de duas rodas devem ser utilizados de forma correta, eficiente, com segurança e em respeito às regras e normas de trânsito. Para isso, é essencial que os condutores sejam conscientizados e orientados sobre a importância de se praticar a Pilotagem Segura. As ações de conscientização devem ser contínuas. Assim, mantemos nossas atividades durante todo o ano”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

A entidade faz parte também do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – programa do governo paulista que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no estado até 2020. O consultor de segurança da entidade, Wilson Yasuda, participou do I Fórum de Melhores Práticas, realizado em agosto, com o objetivo de comemorar o primeiro ano do programa. Na ocasião, Yasuda apresentou o já consagrado MotoCheck-Up, maior programa setorial da América Latina, promovido pela Abraciclo, que visa a conscientização da pilotagem defensiva e manutenção da motocicleta, na qual já foram alcançados mais de 35 mil condutores.

Palestras Educativas

Em setembro, a Abraciclo realizou palestras educativas sobre pilotagem segura de bicicletas e motocicletas para mais de 700 estudantes de escolas públicas de Ensino Médio de Brasília/DF. O conteúdo é apresentado de forma multimídia e interativa, visando conscientização dos jovens e futuros condutores sobre as práticas de segurança no trânsito.

Campanha em Pernambuco

Dando continuidade aos seus programas de segurança no trânsito, a Abraciclo lançou, em setembro, junto com o Governo do Estado de Pernambuco, a campanha “Se liga, fera!”, em Recife. Além da capital, a iniciativa pretende atingir 1,2 milhão de pessoas com mensagens positivas, visando à redução de acidentes nas cidades de Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro.

Com 40 anos de história em comemoração em 2016 e contando com 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes geram aproximadamente 16 mil empregos diretos no PIM.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Produção anual: cerca de 1,2 milhão de unidades

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro bruna.dalmoro@sdpress.com.br