Em relação à primeira metade de dezembro passado, no entanto, houve retração de 8%
Levantamento divulgado pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, mostra que foram emplacadas 62.889 motocicletas na primeira quinzena deste mês, volume 2,1% superior em relação ao mesmo período do ano passado (61.604). Porém, em comparação com os primeiros quinze dias de dezembro (68.596), houve uma retração de 8,3%.

A média diária de vendas nos 10 dias úteis do período analisado foi positiva. Foram comercializadas 6.289 motocicletas por dia útil, correspondendo a 2,1% a mais sobre a quinzena inicial do mesmo mês de 2013 (6.160). Em dezembro, foram vendidas 6.860 unidades por dia útil da primeira quinzena.

Com 37 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS BICICLETAS
Frota Nacional: mais de 20 milhões Frota Nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades Produção anual: acima de 4 milhões
5º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial