Levantamento divulgado pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, mostra que foram emplacadas 58.925 motocicletas na primeira quinzena deste mês, ante 62.889 unidades em igual período de janeiro. A média diária de vendas da quinzena inicial de fevereiro ficou em 5.893 unidades, enquanto no mesmo período de janeiro tinha sido de 6.289 unidades, correspondendo a uma queda de 6,3%. Em ambas quinzenas ocorreram 10 dias úteis de comercialização.

Em relação ao mesmo período de fevereiro do ano passado (47.031 unidades, com nove dias úteis de vendas), o volume registrado na primeira metade do presente mês foi 25,3% superior. No acumulado do ano (total de janeiro somado ao volume da primeira quinzena de fevereiro) foram vendidas 192.557 unidades, correspondendo a uma elevação de 11% na comparação com a mesma base de 2013, quando foram emplacadas 173.454 motocicletas.

Na avaliação da Abraciclo, a evolução das vendas no varejo neste início de ano reflete o esforço das fabricantes e suas redes de concessionárias para a alavancagem de negócios, considerando a possibilidade de retração da demanda durante o período da Copa do Mundo, quando os consumidores costumam ser atraídos para outros tipos de produtos.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 37 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS BICICLETAS
Frota Nacional: mais de 20 milhões Frota Nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades
5º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial
PortuguêsEnglishEspañol