Apesar de baixa de 16% sobre maio, dados superam trimestre anterior e primeiro semestre de 2009.

Os números do mercado brasileiro de motocicletas indicam um aumento de 13% nas vendas no segundo trimestre de 2010, em comparação com os três primeiros meses do ano. Os dados, divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), mostram que, de janeiro a março, o setor faturou para o mercado interno 410.095 unidades, contra 462.729 no período de abril a junho. No acumulado do ano, 2010 teve 11% a mais de vendas no atacado do que em 2009, já que nesses seis primeiros meses foram comercializadas 872.824 unidades, contra 788.626 do ano anterior. Apesar dos números gerais positivos, o mês de junho apresentou vendas 16% menores do que as registradas em maio, e apenas 1% acima dos dados do mesmo mês de 2009.

“O setor vem se recuperando das quedas sofridas no ano passado, mas é uma evolução gradativa. Ainda sentimos muitos reflexos causados pela rigidez e dificuldade na liberação de financiamentos, que permanecem, mas acreditamos que o reaquecimento do mercado será constante e que teremos um segundo semestre promissor”, afirma Jaime Teruo Matsui, presidente da Abraciclo.

Produção e Exportação
A produção de motocicletas também apresentou resultados gerais positivos. No comparativo entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, as fábricas produziram 15% a mais neste segundo período, sendo 402.083 unidades de janeiro a março e 461.478 de abril a junho. No acumulado do ano a alta foi de 18,1% sobre os primeiros seis meses de 2009.

“Os fabricantes estão confiantes e investindo fortemente no setor. Esse primeiro semestre marcou recorde histórico de investimento do setor duas rodas no PIM”, adianta Matsui.

Como ocorrido com as vendas no atacado, no comparativo com o mês anterior o desempenho de junho foi negativo. Foram fabricadas 142.556 motocicletas ante 167.850 em maio – uma baixa de 15%.

Já as exportações – as mais afetadas pela crise de 2009 – seguem em leve recuperação. O segundo trimestre registrou aumento de 7,3% nas comercializações para o mercado externo, em comparação com os primeiros três meses do ano: 16.272 unidades contra 15.158.
No comparativo entre os primeiros semestres de 2009 e 2010, alta de 10,1%, com 31.430 motocicletas exportadas da janeiro a junho deste ano, ante 28.539 do ano anterior. Na evolução mês a mês, junho registrou 5953 vendas, 18,8% a mais do que o apontado em maio.