A atividade, que é parte das metas institucionais da Abraciclo, tem como objetivo apoiar e promover ações que contribuam para a conscientização da pilotagem segura e incentivar a educação no trânsito

Zelar institucionalmente pelo setor e sua evolução são algumas das principais metas da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – diante do bom desempenho e da efetiva consolidação do segmento de duas rodas no país. Visando contribuir e orientar os condutores de motocicletas para melhores condições de segurança e educação no trânsito, a Abraciclo, com a Rádio Transamérica fazendo a divulgação, vai realizar o Moto Check Up, evento composto de diversas atividades. As datas são 13, 14 e 15 de maio, das 8:30h às 16:30h, no pátio do hipermercado Extra, na rua Samuel Klabin, 193, próximo à ponte da Rodovia Anhanguera sobre a Marginal Tietê.

Este evento tem a organização e a realização da Abraciclo e contará com o apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, DTP – Departamento de Transportes Públicos, CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Supermercados Extra, além de empresas fabricantes de peças e acessórios, tais como MN3, Alba, Daido, Móbil, Pirelli, Motorpress, STP, Taurus, UPP. Além desses apoiadores, também participam do evento entidades voltadas a todos os motociclistas como: Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo, SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região – e ABRAM – Associação Brasileira de Motociclista.

A ação preventiva consiste em motivar o motociclista a participar no dia do evento de atividades educativas, esclarecer ao condutor as condições mecânicas das motocicletas e a qualidade e validade dos equipamentos de segurança que estiver utilizando na ocasião. Com o auxílio do IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, os capacetes serão verificados e o motociclista receberá orientações de como proceder em caso de incorreções.

Os motociclistas serão incentivados a participar de atividades de pilotagem com segurança que estarão sendo ministradas, a assistirem às demonstrações apresentadas por instrutores profissionais e a iniciarem o processo de obtenção do Condumoto, certificado emitido pelo Cadastro Municipal para Condutores de Motofrete, que validará a aptidão do profissional motofretista e que será emitido pelo DTP, o Departamento de Transporte Público da Prefeitura do município de São Paulo.

Os motociclistas profissionais participantes ainda poderão, durante os dias da ação, se cadastrar no DTP – Departamento de Transporte Público – e na CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.

No Moto Check Up o motociclista também pode fazer um avaliação gratuita da motocicleta, além de ganhar frascos de óleo lubrificante e aditivos para a manutenção do veículo. Outra das atrações será a distribuição de vales‑desconto para a troca por peças ou serviços nas oficinas das revendas participantes da promoção. Nos dias de evento serão distribuídos diversos prêmios como baús, correntes, capas de chuvas, etc.

Os realizadores do evento lembram que o Moto Check Up não terá efeito fiscalizador e servirá unicamente para orientar e instruir. Não será verificada documentação nem do condutor nem da motocicleta.

“A Abraciclo, juntamente com os seus parceiros, espera para o Moto Check Up o comparecimento de mais de 500 motofretistas e motociclistas amadores. Sem dúvida será um momento muito importante de contribuição para a utilização correta dos veículos de duas rodas de forma segura e consciente”, declara o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi.

Os condutores que estiverem de acordo com as condições de pilotagem segura ainda poderão ter sua imagem divulgada na mídia como bom exemplo de motociclista.